Fundação
No dia 8 de maio de 1998, foi fundada em Alvinópolis a Associação Comunitária Alvinópolense para o Desenvolvimento Artístico e Cultural - ASCA, com a finalidade de criar em Alvinópolis uma estação de radiodifusão comunitária.
Participaram desta primeira reunião representantes de várias entidades comunitárias que aprovaram a indicação de uma Diretoria que, entre outras atribuições, ficaria encarregada de tomar as primeiras providências e elaborar um Estatuto, dentro das normas e diretrizes legais que regulamentam a criação e funcionamento de rádios comunitárias.
Esta primeira Diretoria ficou assim constituída: Presidente: Márcio Alves de Carvalho; Vice Presidente: Mauricio Carvalho de Abreu Lima; Secretário: José Mauro de Figueiredo; Tesoureiro: Geraldo Magela de Souza, ficando ainda nomeado o Padre Hideraldo Vérissimo Vieira, como secretário executivo.
Imediatamente a Diretoria passou a tomar as medidas para a compra do equipamento, escolha do local para os estúdios e o nome da rádio.
O deputado José Santana de Vasconcelos, teve participação importante na iniciativa, tendo colaborado não só finaceiramente, mas doando vários equipamentos. O presidente Márcio Alves de Carvalho, fez uma campanha entre amigos e pessoas da comunidade para levantar os recursos financeiros, além de ter dado a sua ajuda financeira pessoal. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, através de Pe. Hideraldo, Colaborou decisivamente com ajuda financeira, além de ter colocado serviços da Paróquia à disposição da rádio.
A Associação Beneficiência Popular, cedeu gratuitamente um barracão onde até hoje funcionam os estúdios da rádio.O nome da rádio foi escolhido através de consultas à comunidade, feitas durante as missas celebradas pelo Pe. Hideraldo.
E finalmente no dia 30 de agosto de 1998, a rádio foi ao ar pela primeira vez.
A Rádio Hoje
A Associação Comunitária Alvinopolense -ASCA é uma entidade de Ultilidade Pública Municipal, reconhecida pela Lei 1.585, de 17/10/2001, assim considerada pelos relevantes serviços prestados no decorrer de seu Funcionamento.
A rádio Alvimonte, tem a sua situação totalmente legalizada junto ao Ministério das Comunicações.
Seus estúdios estão hoje, depois de muitos esforços, totalmente informatizados, possui uma equipe de 4 locutores/apresentedores.
Presta serviços gratuidos a todas as entidades comunitárias, sem fins lucrativos, colaborando sempre, na promoção e divulgação dos eventos por elas realizados.